Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria Municipal da Educação de Papanduva participa de VI Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

Publicado em 09/05/2022 às 17:47 - Atualizado em 09/05/2022 às 17:47

Com o tema “Educação em tempos de transição”, o VI Fórum Estadual da Undime Santa Catarina e Região Sul, aconteceu de forma presencial em Florianópolis/SC, entre os dias 5 e 6 de maio.

A Secretária da Educação Bernadete Wiliczinski, acompanhada da equipe da Secretaria Municipal, esteve presente nesse importante evento.

 

 

O Evento:

 

Foram abordados programas e ferramentas do MEC, como novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa de Inovação Educação Conectada e Laboratórios de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LABCRIE).

 

Mudanças no Fundeb foi o tema de uma das palestras, ministrada pela consultora em Educação, Mariza Abreu. “O Fundeb e o piso do magistério: olhares sobre o financiamento da educação municipal”. Entre outros tópicos, a palestrante abordou as mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

 

Promovendo abordagens sobre as estratégias de cumprimento da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), o 6° Fórum Undime/SC e Região Sul teve participação do promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), João Botega, e do conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Gerson Sicca. A palestra “Meta 19: Gestão Democrática (Eleição de Diretores)”, apontou caminhos para o alinhamento da legislação municipal ao PNE e ao plano municipal de Educação.

 

Palestra “Os desafios do DME e o papel da Undime” trouxe, em bate-papo descontraído, debates sobre dificuldades comuns ao dia a dia dos gestores e possíveis soluções.

 

Dialogando sobre os desafios e possibilidades dos gestores em tempos de mudanças, o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, e as presidentes das seccionais do Rio Grande do Sul e Paraná, Maristela Guasselli e Marcia Baldini, respectivamente, abordaram temas como políticas públicas e programas educacionais, além do panorama atual da Educação no país.

 

Entre outros diálogos e assuntos, que você pode conferir acessando site:

http://undime-sc.org.br/