Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Outubro rosa motiva mulheres a cuidar da saúde

Publicado em 22/10/2014 às 08:55 - Atualizado em 22/10/2014 às 08:55

Servidores da secretaria da saúde trabalhando na campanha "Outubro Rosa"
Créditos: assessoria de comunicação social municipal Baixar Imagem

A campanha "Outubro Rosa", que tem como objetivo combater o câncer de mama, e conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce, teve  o Dia "D" em Papanduva no último sábado (18), com atividades realizadas pela secretaria municipal da saúde no ESF central e NASF.

Durante todo o sábado a Unidade de Saúde abriu suas portas para atender principalmente as mulheres que trabalham durante a semana, e devido aos horários, sentem dificuldade para realização de exames rotineiros de saúde.

As participantes puderam realizar exame preventivo do câncer de colo do útero, o exame clínico das mamas com orientações sobre como proceder com o autoexame das mamas, além de receber orientações gerais sobre à saúde. As mulheres que tiveram alguma queixa ou alteração durante os exames foram encaminhadas no mesmo dia para o atendimento médico.

Aproveitando o momento as mulheres puderam atualizar as vacinas que estavam em atraso, e foram convidadas a fazer o teste rápido para detectar sífilis, hepatite e HIV, doenças sexualmente transmissíveis.

 

Outubro Rosa


O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados desenvolviam ações isoladas de prevenção ao câncer. O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920. Inicialmente, as cidades amarravam o laço em alguns monumentos para chamar a atenção das pessoas para a causa. Posteriormente, passou-se a realizar eventos como corridas e desfiles, além da iluminação cor-de-rosa instalada em monumentos e prédios públicos.

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar